Rógel,primeiramente me desculpe pelo tamanho do tópico . Mas seguem algumas dúvidas bem BÁSICAS sobre o Next..... Tirei o fim de semana para dar uma fuçada..
01 - O framework econtra as jsps nos subdiretórios(crud ou raiz) de acordo com a classe herdada no controller ?
02 - Não acho necessário, mas existe alguma anotação ou código que customize o lugar onde o framework vai dar um Dispatcher para encontrar as jsps?
03 - Posso usar JQuery de boa, junto com o framework ou existe alguma restrição ?
04 - As consultas das páginas de listagem por default são feitas com um from na entidade correto?? Para customizar com select new teria que sobrescrever o updateListagemQuery no DAO e utilizar o Query Builder ?
05 - A páginação é feita com a API Query (firstResult, maxResults) ?? Para customizar o número de registros por página tbm seria com o Query Builder ?
06 - o que eu teria que fazer na minha aplicação se existisse um requisito ou melhor uma gambeta de utilizar query nativa em uma listagem ?? Teria que fazer uma consulta em um DAO e no controller(doListagem) setar este resultado no escopo de requisição ? Ou o framework disponibiliza alguma feature para fazer isso ?
07 - Qual tag utilizo para montar abas ? Preciso ter duas JSPs de entrada para ter duas abas por exemplo ??
08 - Por uma questão de organização é interessante manter o sufixo nas classes de acordo com as camadas(Crud,Service,DAO) mas gostaria de saber se os sufixos são obrigatórios para o framework...
09 - Alguns frameworks estão trabalhando com escopo diretamente nos componentes (beans)...
Dependendo do tipo do escopo desse bean, seu estado pode ser mantido independente do número de requisições, sem utilizar um HttpSession para setar ou remover nada..Dependendo do requisito isso pode ser útil, o Next ou Spring (que faz a injeção de dependência e gerencia o ciclo de vida)possuem algo parecido ??
10 - No mestre detalhe o método updateSaveOrUpdate não poderia ser substituído por um cascade.merge no relacionamento não??
11 - Ainda a respeito do mestre detalhe, o método updateEntradaQuery é obrigatório de ser sobrescrito ? Ou se eu não marcar meu relacionamento como LAZY poderia deixar de sobrescrever o método ?
12 - É possível em runtime eu adicionar uma mensagem que será exibida após persistir um registro ??
Tipo um addMessage("") de sucesso e não redirecionar para tela de listagem ??
13 - Em relação a sistemas distribuídos o Next fornece alguma feature para se trabalhar com WebServices ou JMS?? Passei rapidinho pela documentação e não vi nada a respeito...
14 - Uma idéia que creio que seria uma boa para o framework seria pegar um editor(por exemplo
um tinyMCE da vida) congelar ele no framework e integrar ele com o Ireport, tipo criar uma tag de parser ou abrir e fuçar a api do iText para integrar.... ou algo parecido, sei lá ... Cara isso tem demanda , lembro que agente teve esse problema naquela empresa em que trabalhamos e novamente ocorreu esse problema na empresa em que estou atualmente ...
15 - Caso eu crie uma regra de negócio fora do padrão, tipo um botão qualquer na tela redirecionando para
meu controller, depois para camada de negócio e finalmente na camada de persistência ... Estes métodos (service,DAO) implicitamente estaram dentro de uma transação ou preciso anotar algo nestes métodos ? E para fazer o contrário,para eles serem executados fora de uma transação, é possível customizar dessa forma ? Se ocorrer uma exceção, independente do tipo(Negócio ou Sistema) a transação é revertida ?
O Next utiliza o Spring para esse controle ??
Uma coisa que achei bacana é que até o html gerado pelas tags do Next no browser é limpo... Se você pegar alguns outros frameworks View Controllers hoje em dia é gerado tanto lixo no browser(10 mil divs, spans, javascript...) quanto na codificação da página pelo programador (10 mil tags que fazem a mesma coisa)...aff...
Por mim o framework está parcialmente aprovado...heheheh , ainda preciso de uma oportunidade de utilizar
ele em um projeto real, com aqueles requisitos toscos de analistas que não sabem nada, para ver
o desempenho dele ...Mas como te falei na empresa que estou está complicado e desanimador, eles estão caminhando para o lado negro da força.....