por rodrigofsacht » Qua Ago 04, 2010 3:09 pm
1. isso é possível???
2. A máquina servidora precisa ser muito robusta???
3. Quais são os softwares a serem instalados na máquina para que a aplicação funcione???
Primeiro: Java Enterprise para WEB, usando por exemplo NEXT é uma diferença gigantesca em relação ao Delphi. Se você usa Delphi pra win32 mesmo dai a diferença é enorme. Não sei qual seu conhecimento, mas para usar o NEXT terá que saber HTML, Javascript e CSS
RESPOSTA
1 e 2: O NEXT funciona na modalidade cliente Servidor. Ele vai rodar nos moldes WEB, no caso com uma maquina celeron ou sempro com 512MB você pode instalar uma distro linux com (PostgreSQL/MYSQL/Firebird) servidor Tomcat ou Jetty. Essa estrutura seria o que eu considero o mínimo. Essa maquina poderia suportar uma empresa com umas 50 máquinas.
Para desenvolver você precisa (não necessariamente) de um Editor (Eclipse ou Netbeans) ambos integrados com Tomcat (pode ser outro) e as libs necessárias do NEXT, bem como driver JDBC do banco de dados escolhido pois o next não traz nenhum driver.
Na máquina do cliente não vai instalado nada. Em relação a usar a mesma aplicação para desktop e internet não é muito a finalidade do Next. Você vai aproveitar pouca coisa.
Siga esse link onde tem um screencast introdutório
Finalizando: Quero que você se de bem com o NEXT e bem vindo ao mundo JAVA, mas sinceramente, pelo que percebi nas perguntas você deve primeiro estudar o básico da arquiterura J2EE como Servlets e JSP, Tomcat e JDBC. Mas boa sorte e no que puder ajudar estamos ai. Também sou novato no NEXT.